Project Detail
Rede Nacional de Espectrometria de Massa
 
Team
 
Sponsor
FCT
 
Dates and Lifetime
From: 2017-01-01 To: 2019-12-31
Duration: 36 months
 
Reference
POCI-01-0145-FEDER-022125
  

Designação do projeto:
Rede Nacional de Espectrometria de Massa
 
Código do projeto:
NORTE-01-0145-FEDER-022125
 
Objetivo principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
 
Região de intervenção:
Norte, Centro e Lisboa. 
 
Entidade Promotora:
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
 
Entidades Beneficiárias:
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Centro de Neurociências e Biologia Celular
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Instituto Superior Técnico
Universidade de Aveiro
Universidade de Coimbra
 
Investigador Responsável: 
Maria Helena Ferreira da Silva Florêncio
 
Data de Aprovaçao:
16/03/2017
 
Data de início: 
01/01/2017
 
Data de conclusão: 
31/12/2019
 
Custo total elegível: 
3.194.900,00 Euros
 
Apoio financeiro da União Europeia: 
FEDER – 1.916.353,32 Euros
 
Apoio financeiro público nacional:
OE –  1.278.546,68  Euros
 
Objetivos, atividades e resultados esperados:
A Rede Nacional de Espectrometria de Massa (RNEM) é uma infraestrutura estratégica de investigação em Portugal que fornece experiência científica, tecnologia avançada, formação e serviços na área de espectrometria de massa e proteómica. A RNEM foi criada em 2006, no âmbito do programa de reequipamento nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É uma infraestrutura distribuída por todo o país, que inclui na presente proposta a Universidade de Lisboa, a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto, a Universidade da Madeira, Laboratórios Associados (ITQB, CNC, IPATIMUP) e o Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge.
Os principais objectivos da RNEM são promover a excelência científica, apoiar a inovação, promover a formação científica e emprego, fortalecendo assim Portugal para enfrentar os desafios da Estratégia da Europa 2020. Racionalizando a espectrometria de massa e a proteómica, a RNEM fornece serviços e tecnologias que suportam a investigação de ponta competitiva em química, bioquímica, biotecnologia, ambiente, farmacologia e medicina. 
A RNEM estabeleceu uma base de clientes por todo o país, que inclui a academia e as principais indústrias portuguesas (biotecnologia, farmacêuticas). A RNEM atua ainda como um ?hub? para levar a espectrometria de massa e proteómica a instituições internacionais de investigação científica, nomeadamente as Universidades de Utrecht e Sul da Dinamarca, do Instituto Karolinska, outras organizações científicas (HUPO e EuPA) e infraestruturas de investigação europeias (Instruct e PrimeXS).
A RNEM oferece formação a todos os níveis, desde estudantes de licenciatura até pós-docs, atingindo padrões comparáveis aos principais centros do ranking internacional de investigação, e apoiando vários programas de doutoramento financiados pela FCT. Além disso, é um dos principais empregadores científicos em Portugal, sendo responsável por 5 % do total de bolsas de doutoramento e 18,5% do total de Pós-Doc concedidos entre 2006 e 2012 em
programas e projetos de reequipamento. No que respeita aos pós-doutorados, a RNEM está em igualdade com as Ciências Biológicas (19% no mesmo período). 
A RNEM pretende manter o seu compromisso com a excelência em ciência, tecnologia e competitividade internacional, continuando a assegurar a investigação científica de elevada qualidade, com impacto internacional, formação avançada e serviços exclusivos na área de espectrometria de massa em Portugal. A RNEM é uma infraestrutura estratégica chave para a tecnologia, investigação, desenvolvimento e inovação.
Send Email
From
To
Subject